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UFPA recebe evento de discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular e os movimentos de resistênci



O evento foi realizado pelos alunos da turma de pedagogia 2015 do campus da UFPA Bragança, como culminância da disciplina Teoria do Currículo. O auditório da universidade estava completamente tomado por jovens estudantes, além de vários professores e gestores que viram no evento, um momento oportuno e propício para se discutir os rumos da educação brasileira. O evento iniciou com uma pequena apresentação de estudantes, depois autoridades da área educacional, falaram sobre a proposta em questão. A proposta apresentada pelo governo dividiu opiniões em todo o país e fez com que vários movimentos de resistência, surgissem como forma de manifestação, contra a medida. Por outro lado, existem alunos a favor, que acreditam que a medida provisória não afetará negativamente os estudantes do país. Se aprovada, a medida prevê a flexibilização do ensino médio. Português e Matemática serão os dois únicos componentes curriculares obrigatórios nos três anos do ensino médio. Os demais componentes curriculares que deverão ser ensinados no período obrigatoriamente, serão definidos na Base Nacional comum curricular, que começou a ser discutida .

Ainda de acordo com a medida, metade do tempo total do ensino médio será destinada ao conteúdo obrigatório definido pela base. No restante da formação, os alunos poderão escolher seguir cinco trajetórias: Linguagens, matemática, ciências da natureza, ciências humanas – modelo usado também na divisão das provas do ENEM – e formação técnica e profissional. A medida também amplia gradualmente a carga horária do ensino médio para 7 horas por dia ou 1,4 mil horas por ano.

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