ENGASGOS EM CRIANÇAS
- Ruan Brito
- 28 de mai.
- 1 min de leitura
CORPO DE BOMBEIROS FAZ ALERTA IMPORTANTE
Casos de crianças que precisam de atendimento rápido em situações de emergência, como engasgos ou crises convulsivas, não são raros e, muitas vezes, o tempo de resposta pode ser decisivo entre a vida e a morte. Segundo dados do Ministério da Saúde, o engasgo é uma das principais causas de acidentes domésticos fatais em crianças de até cinco anos no Brasil. Por isso, capacitar profissionais da educação para agir em momentos críticos tem se mostrado uma medida essencial — e em Bragança, isso fez toda a diferença.
A Marcia é professora, e passou por uma situação de engasgo com alunos, graças ao conhecimento técnico básico orientado pelo 24° Grupamento do Corpo de Bombeiros de Bragança, a situação teve um final feliz.
A capacitação em relação a orientações práticas sobre como lidar com situações de emergência, como quedas, convulsões, hemorragias e, principalmente, engasgos, são de fundamental importância — que, segundo os instrutores, são os mais comuns em ambiente escolar.
Casos como esses é um lembrete importante de que, quando o preparo encontra a necessidade, vidas podem ser salvas — e que, muitas vezes, heróis vestem jalecos de professora.
Comments