top of page
log sbt_favcom.png

GELEIAS DO INTERIOR DO PARÁ ENTRE AS MELHORES DO BRASIL

  • Foto do escritor: Mateus Ribeiro
    Mateus Ribeiro
  • 28 de mai.
  • 2 min de leitura



O sabor da Amazônia conquistando o Brasil, geleias produzidas no interior do Pará estão no pódio, conquistaram o segundo lugar em duas categorias no prêmio CNA Brasil Artesanal.

 

A produção premiada é da Fazenda Bacuri, que fica na rodovia Bragança-Augusto Corrêa, no nordeste do estado.  Os produtos paraenses, que venceram a disputa nacional, têm origem na lavoura da hortênsia. Filha de imigrantes japoneses, ela prepara geleias e outros produtos artesanais com o que planta na fazenda da família.

 

Fundada em 1970, a fazenda tem mais de 60 hectares de floresta nativa. Um dos frutos é o bacuri. São mais de 300 mil, colhidos por safra, período que vai de janeiro a abril de cada ano.

 

A produção rural e a dedicação ao cuidado com o meio ambiente transformaram a  Hortênsia em uma referência no empreendedorismo feminino no agronegócio da região. A fazenda também faz parte da rota turística Amazônia atlântica, recebendo visitantes de todo o país.

 

Só nessa área são mais 28 mil pés de bacurizeiro. Um verdadeiro demonstrativo do que é sustentabilidade. A união da produção rural com a bioeconomia da floresta em pé.

 

O prêmio promovido pela confederação de agricultura e pecuária é realizado desde 2019, já premiou os melhores chocolates, queijos, vinhos, cafés e outras produções.  Essa foi a primeira vez da geleia. O Pará concorreu nas categorias ‘‘geleia simples’’, onde ficou em segundo lugar com o produto de bacuri; e na categoria ‘‘geleia mista’’, também ocupando a segunda colocação com a mistura de cupuaçu com pimenta orgânica.

 

Essa é a produção amazônica conquistando o Brasil, preservando a natureza e mostrando a força do empreendedorismo feminino e sustentável.

Comments


bottom of page