PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE SÃO AS PRINCIPAIS ARMAS DE COMBATE AO CÂNCER DE PRÓSTATA
- Alyne Mendes

- há 4 dias
- 1 min de leitura
O câncer de próstata segue sendo um dos maiores desafios da saúde masculina. Embora muitos casos evoluam de forma silenciosa, é a segunda doença que mais afeta homens no Brasil. A compreensão sobre a doença é o primeiro passo para enfrentar o problema.
O avanço do câncer de próstata costuma ocorrer de maneira lenta, o que faz com que muitos pacientes só percebam alterações quando o tumor já está em estágio mais evoluído.
Mudanças no fluxo urinário, dores ósseas e presença de sangue podem aparecer tardiamente, reforçando a importância de manter o acompanhamento regular.
O dia nacional de combate ao câncer de próstata, celebrado dia 17 de novembro, e a campanha novembro azul buscam conscientizar e alertar que, mesmo após o diagnóstico, informação e cuidado fazem diferença. Entender as possibilidades de tratamento, exames em dias, principalmente após os 40 anos, e o acompanhamento médico são etapas essenciais.
A campanha também lembra que informação, prevenção e diagnóstico precoce continuam sendo as principais armas no combate ao câncer de próstata.





Comentários