top of page
log sbt_favcom.png

SEMAS E EMBRAPA FIRMAM PARCERIA PARA IMPULSIONAR BIOECONOMIA NO ESTADO

  • Foto do escritor: Ruan Brito
    Ruan Brito
  • 3 de jun.
  • 2 min de leitura

Fonte: Agência Pará

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) realizou, na última semana, uma reunião estratégica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com o objetivo de consolidar parcerias voltadas para o fortalecimento da bioeconomia no estado. O encontro contou com discussões técnicas aprofundadas e incluiu uma visita de campo à Unidade de Produção Animal (UPA) Álvaro Adolpho, localizada em Belém.

  

Durante a reunião, a Embrapa, representada pelo chefe adjunto de pesquisa da Embrapa Amazônia Oriental, Fábio Barbieri, expôs suas principais frentes de atuação, com ênfase na criação do Espaço de Sociobioeconomia e na revitalização da Unidade, que será transformada em um Centro de Referência Tecnológica. A iniciativa tem como objetivo promover a intensificação sustentável com baixa emissão de carbono, incorporando sistemas agroflorestais (SAFs) e fortalecendo cadeias produtivas estratégicas da bioeconomia, como açaí, cacau, mandioca e feijão-caupi. Essas ações destacam o compromisso da instituição com soluções inovadoras e integradas para o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

 

A Semas reafirmou seu compromisso com o avanço do Plano de Bioeconomia (PlanBio) e a consolidação do Parque de Bioeconomia. A iniciativa visa promover a integração entre inovação, ciência e tecnologia, pilares essenciais para fortalecer as ações apoiadas pela secretaria e impulsionar o desenvolvimento sustentável na região. Por meio desses esforços, a Semas busca estabelecer um modelo exemplar que combine progresso econômico com preservação ambiental, destacando-se como protagonista em iniciativas de bioeconomia no país.

 

Um dos pontos de destaque da reunião foi a articulação de ações conjuntas para promover o turismo sustentável, uma visão estratégica do PlanBio e que representa um importante legado para o Estado após a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada este ano na capital paraense, Belém.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page