top of page
log sbt_favcom.png

SUSTENTABILIDADE: SEMAS REALIZA CAPACITAÇÃO EM REGIÕES DO PARÁ

  • Foto do escritor: Ruan Brito
    Ruan Brito
  • 12 de mai.
  • 2 min de leitura



A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), por meio do programa Regulariza Pará, e, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater), concluiu o ciclo de capacitações em Restauração Florestal, abrangendo as cinco regiões de integração do estado.


O curso intensivo, que teve como foco a restauração de áreas degradadas e a regularização ambiental de imóveis rurais, formou 225 técnicos, incluindo extensionistas da Emater, técnicos do órgão ambiental municipal de Altamira e de órgãos ambientais dos estados do Amazonas e Acre.


A iniciativa promoveu cursos em Belém, Bragança, Conceição do Araguaia, Altamira e Santarém, e encerrou a capacitação nesta  semana, que se encerra neste sábado. O objetivo principal foi fortalecer as ações de restauração florestal, com ênfase na implementação de sistemas agroflorestais, além de gerar um intercâmbio de conhecimento sobre boas práticas a respeito do tema.


Durante os cursos, os participantes aprenderam técnicas modernas de restauração ecológica e metodologias de recomposição da vegetação nativa, com foco na realidade amazônica.


O treinamento incluiu aulas teóricas e práticas, realizadas em áreas de agricultores familiares, onde foram analisadas diversas situações. Além disso, dinâmicas de simulação de recuperação de Áreas de Reserva Legal (RL) e Áreas de Preservação Permanente (APPs) foram realizadas, abordando aspectos técnicos, legais e de políticas públicas.


A formação dos extensionistas é um passo estratégico para garantir que os produtores rurais recebam orientação adequada e consigam avançar nos processos de regularização ambiental com eficiência e segurança técnica. Essa formação reforça o compromisso com a agenda de restauração e contribui para o cumprimento das metas do Regulariza Pará e do Plano Estadual de Restauração (PRVN), com foco prioritário nos agricultores familiares.


Fonte: Agência Pará

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page