Casos de AIDS aumentam na região do Salgado

14/07/2016

Reportagem de

 

De janeiro a junho deste ano foram registrados 193 casos de infecção pelo vírus do HIV em adultos no estado Pará. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde – SESPA – e os números apontam alta crescente desde 2012, de 5.465 casos investigados.

 

A Região do Salgado, que corresponde os municípios de Augusto Corrêa; Tracuateua; Viseu; Peixe Boi; Santa Luzia; Cachoeira do Piriá; Quatipuru; Bonito; São Miguel do Guamá; Primavera e Bragança, de 2000 a 2015, os casos de reagentes do vírus foi de 758 casos.

 

De janeiro a junho deste ano, foram detectados pelo Serviço de Assistência Especializado - SAE - 62 casos de reagentes na região do salgado, considerado alto pelos órgãos de saúde. 

 

Entre os reagentes, o público mais afetados pela doença é o de idosos. Segundo Evelyn Lobão, coordenadora do Serviço de Assistência Especializada do município de Bragança, a falta de informação e conscientização tem contribuído com os números.

 

Na maioria dos casos, os pacientes só procuram um Centro de Testagem e Acolhimento quando a doença está se manifestando.

 

Usar preservativos ainda é a forma mais segura para se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis.

 

Hoje 8.642 pessoas são usuárias de medicamento para HIV em todo Pará. Destes, 8.485 são adultos e 137 crianças. No Estado, os serviços disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para testagem e tratamento estão aos poucos sendo descentralizados da capital.

Please reload

Em Destaque

Matéria reúne participação de legisladores da base aliada ao governo de Bragança

25/10/2019

1/10
Please reload

Recentes