Prefeitura pretende implantar ciclo faixa em Bragança
Andar sobre duas rodas pelas ruas de Bragança requer das pessoas muita paciência e atenção. A falta de organização no trânsito e ruas estreitas acaba que prejudicando um seleto grupo de pessoas que utiliza a bicicleta como principal meio de transporte na cidade. Seu Valdemir é uma delas, ele usa a bicicleta para ir a trabalho e para passeio também.
As diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, o Bicicleta Brasil, obriga municípios de mais 20 mil habitantes a criar planos de Mobilidade. Em Bragança existe um projeto, em fase, de construção. O objetivo é implantar ciclo faixas nas avenidas Mendonça furtado e Nazeazeno Ferreira.
A mobilidade urbana é um grande desafio das grandes cidades, é uma preocupação das médias e é uma forma de prevenção para as pequenas. A construção de ciclovias na cidade surge como uma alternativa que vai além do lazer. Incentiva a utilização da bicicleta como meio de transporte barato e ecológico. É pensar numa cidade a tornar o trânsito mais acessível para todos.
De acordo com Instituto de pesquisa econômica Aplicada, o (Ipea). Apesar de ser um meio de transporte não poluente e de baixo custo, até 2011, somente 7% dos brasileiros utilizavam a bicicleta como principal meio de transporte.
Especialistas em sustentabilidade acreditam que a bicicleta pode mudar esse cenário de forma revolucionária, pois, além de não ocupar o mesmo espaço que ônibus e carros, ela contribui de forma direta para a saúde dos seus usuários.