top of page

Engraxaste sobrevive há 59 anos, mas pretende se aposentar por falta de estrutura



Caixa surrada e movimentos repetitivos. São com estes instrumentos que Henrique Lisboa Pereira, de 78 anos, sustenta sua família.


Foi através do trabalho de engraxaste que ele educou seis filhos e se orgulha do que faz. A profissão exercida por ele começou quando tinha 18 anos de idade.


Hoje seu Henrique teve a visita de antigos clientes que vieram dá um retoque em seus calçados.


O aposentado Raimundo Matos, de 73 anos, veio garantir o brilho do acessório para a festa de da neta que vai acontecer no próximo sábado.


Nem todos os dias o movimento tem sido assim. A falta de estrutura de local de trabalho e a pouco procura pelos serviços tem tirado a força de seu Henrique para se manter na profissão.



Uma profissão que está se perdendo com o tempo, resistida pelo engraxaste bragantino há 59 anos. Seu Henrique está prestes a se aposentar porque não tem um lugar protegido para continuar os seus serviços aonde passou maior parte de sua vida.


A nova estrutura do Mercado da Carne, no município de Bragança, onde ele trabalhou praticamente toda sua vida, hoje só lhe oferece apenas a calçada, exposto ao sol e a chuva.


Tudo parece estar conspirando para ele largar o que faz com amor.


O trabalho do engraxaste custa em média R$ 10,00. Até eu resolvi dá um brilho diferenciado no meu sapato. E resultado vai além da satisfação.

Em Destaque
Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page