Bragança é um dos cinco municípios contemplados com programa federal
O Festival Junino de Bragança é um dos mais importantes do Estado do Pará. Além das tradicionais apresentações de quadrilhas, bois bumbás e pássaros, o evento tem ganhado destaque no cenário cultural por oferecer diversidades.
Assim como é a casa da Farinha, do artesanato, e sem deixar de falar da Casa do Xote, aonde reúne em cada noite de evento, centenas de pessoas para dançar os ritmos regionais.
Desde quando o edital foi divulgado em fevereiro deste ano, a equipe de turismo do município tem formulado uma força tarefa para que o festival de Bragança pudesse concorrer com os mais importantes do Brasil. Natasha Pena, diretora de turismo, é parte do time que encabeçou o projeto.
Na segunda-feira, 08, desta semana, o então secretário de cultura, turismo e desportos (Seculd), Rivaldo Miranda, falou em entrevista coletiva, antes de entregar o cargo, das possibilidade de o município ser de fato contemplado.
A seleção oficial foi divulgada no site do ministério de Turismo, nesta terça-feira, 09.
A cidade de Bragança, o único município do norte, foi contemplada, junto a Belo Horizonte (MG), Campina Grande (PB), Corumbá (MS) e São Luís (MA).
Estes cinco municípios terão apoio do Ministério do Turismo em ações de promoção, comunicação e apoio à comercialização. O edital não prevê repasse de recursos públicos para os locais contemplados.
Antes que os jornalistas venham definitivamente executar o projeto, a Seculd irá receber um técnico do Ministério.
Para que o projeto seja bem executado, Natasha Pena evidencia a importância da participação público-privada para a realização dos trabalhos.
A XXIX edição do Festival Junino Caeteuara ocorrerá entre os dias 8 a 11, na estação cultural Armando Bordallo.