Cachorro com câncer é abandonado por dono e pode ser sacrificado

29/11/2017

Reportagem de

 

Tob é um cachorro vira lata. Ele tinha um dono, mas foi abandonado, talvez, por conta da enfermidade que ele adquiriu, um câncer no estômago que foi se alastrando até se tornar uma úlcera exposta.

 

Hoje ele mora nesta casinha improvisada feita a partir de uma máquina de lavar velha, mantida ao lado da casa do antigo dono, no conjunto habitacional João Alves da Mota II, no bairro Vila Sinhá em Bragança.

 

Ele mantém a familiaridade com o ambiente talvez na esperança de um dia ter o dono de volta.

Mas, por conta da doença este dia não possa chegar, e o bicho sofre com a ferida exposta.

Uma moradora que preferiu se manter em sigilo relata que por vezes o marido pensou em sacrificar o bicho para acabar com o sofrimento.

 

A gravidade da doença tem despertado o medo na vizinhança. Eles acreditam que a enfermidade seja contagiosa. O temor tem aumentado justamente porque na área existem muitas crianças que brincam.

 

Uma outra moradora, que também não quis ser identificada, disse a nossa equipe de reportagem que dois cães que tiveram contato com Tob morreram.

 

Esta é a Pretinha, uma cadela vira lata da casa ao lado. Hoje se recupera de uma doença que deixou seus músculos se contraírem involuntariamente. A moradora não descarta a possibilidade de contágio.

 

Em meios as preocupações dos populares, Tob é vítima de abandono de animal. Que hoje sofre pela falta de cuidado. Talvez seu estado não seria tão grave se o dono não tivesse virado as costas.

 

O caso foi apresentado a Vigilância em Saúde do município de Bragança. Vinicius Oliveira é o veterinário responsável. Para ele, é necessário que o animal seja avaliado.

 

Segundo o veterinário, é cedo demais para afirmar que a doença seja contagiosa, pois se trata apenas de um câncer. O sacrifício do animal é a última.

Please reload

Em Destaque

Matéria reúne participação de legisladores da base aliada ao governo de Bragança

25/10/2019

1/10
Please reload

Recentes