Dia de Combate a Aids têm testes e aconselhamentos no comercio de Bragança

01/12/2017

Reportagem de

 

Quem foi ao comercio de Bragança na manhã desta sexta-feira, 01, teve a oportunidade de fazer teste rápido de HIV e sífilis de forma gratuita. Os exames fazem parte da programação da secretaria municipal de saúde (Semusb) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) no Dia Mundial de Combate a Aids, comemorado em 1º de dezembro.

 

Em dia alusivo, Semusb e CTA montaram tendas ao lado do Mercado da Carne, no centro comercial. O objetivo é alcançar a meta de 150 atendimentos e testagens rápidas de HIV e Sífilis proporcionada pelos órgãos.

 

O lavrador José Nonato, da comunidade de Muruci, há 64 km do município de Bragança, aproveitou para ver como está a sua saúde.

 

O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é celebrado no dia 1º de dezembro por uma decisão da Assembléia da Organização Mundial de Saúde, realizada em outubro de 1987, com apoio da ONU. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988.

 

Segundo estimativas do Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas pelo HIV no Brasil é de aproximadamente 530.000. Dessas pessoas, 25,4% não sabem que estão infectadas, e cerca de 30% dos pacientes ainda chegam ao serviço de saúde tardiamente.

 

Outra DST, a sífilis, também tem preocupado os órgãos de saúde. O município de Bragança é o quarto em uma estimativa estadual a apresentar o maior número de casos.

 

No ambiente montado ao lado do mercado da carne, além dos testes rápidos, os pacientes tem orientação com psicólogos.

Please reload

Em Destaque

Matéria reúne participação de legisladores da base aliada ao governo de Bragança

25/10/2019

1/10
Please reload

Recentes