top of page

Bragança e Tracuateua têm casos de raiva animal no início de 2018



Um caso confirmado e dois suspeitos de raiva animal foram registrados nos municípios de Bragança e Tracuateua só no início de 2018.


A informação foi divulgada pela Agência de Defesa Agropecuária do Pará em Bragança (Adepará) que fiscaliza as áreas destes municípios na manhã desta terça-feira, 09, a equipe do SBT Bragança.


Dois animais foram encontrados mortos com suspeita da doença em Cinco Pontes, interior de Tracuateua. Já no interior de Bragança, na comunidade de Tamatateua, um animal foi encontrado morto com confirmação da doença pelo Instituto Evandro Chagas.


A Adepará acompanha os trabalhos realizados pelos órgãos de vigilância em Saúde dos municípios as pessoas que tiveram contato direto com os animais mortos pela doença, como afirma José Medeiros, veterinário do órgão.


A doença surge porque os animais não são vacinados. Segundo informações da própria Adepará, nos locais que foram feitos os levantamentos, os proprietários não fizeram o processo de vacinação, como afirma Benedito Amorim, Coordenador da Adepará Bragança.


Segundo a Adepará, nas áreas com as suspeitas houve morte de animais e elas podem ter sido causadas pela doença.


A contaminação, segundo o coordenador, ocorre por meio de morcegos. Os donos dos animais que não vacinaram seus bichos foram notificados.


A informação dos casos clínicos em Cinco Pontes obrigou o departamento de vigilância em saúde de Tracuateua a montar uma força tarefa de trabalhos e sensibilização aos proprietários de animais sobre a importância da vacinação.


As campanhas antirrábicas ocorreram ano passado a animais de estimação. Isso tem afastado a possibilidade de contaminação por gatos e cachorros.


Casos de raiva humana já foram registrados na região. Em 2004, 07 pessoas foram infectadas pela doença e morreram em Firmiana, interior de Viseu. Em 2005 o número aumentou para 15, e os casos ocorreram no interior de Augusto Corrêa.

Em Destaque
Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page