Primeira barbeira bragantina completa 90 anos

22/01/2018

Reportagem de

Barbearia, um lugar onde geralmente encontramos homens, sejam eles clientes ou aqueles que realizam o serviço de limpeza em barba e corte de cabelo masculino. Bom, pelo menos é o que é mais comum de se ver, um ambiente frequentado por homens.

 

Pois bem, mas há anos, na história de Bragança, uma mulher entrava neste ramo, pra fazer história em uma profissão alheia às que muitas mulheres da época procuravam. Dona Maria, a primeira barbeira da cidade, hoje uma senhora idosa, mas ainda cheia de vida, antes a única mulher a atuar em barbearias; dona de um talento incomparável, fazia de suas mãos, instrumento de trabalho para ganhar a vida.

 

E como foram muitos anos dedicados à barbearia, dona Maria atendeu centenas de pessoas, gente que até hoje lembra com carinho da famosa “Maria Baltazar”.

 

E como em todo o ramo de trabalho, existem os colegas de profissão, dona Maria dividia o cenário com diversos homens, como o seu Raimundo, que lembra com alegria da 1° mulher “barbeira” da cidade.

 

E aos exatos 90 anos, pra quem pensava que a Barbeira já tinha deixado de lado a tesoura e a navalha, se engana, até hoje dona Maria continua a atender clientes antigos, que lhe procuram na sua casa.

 

O cliente antigo a quem Maria Baltazar se refere é o seu Benedito Pinheiro, ou seu Bebé, com 84 anos, ele só corta o cabelo e faz a barba com a amiga de anos.

 

Ao longo do tempo, dona Maria passou a fazer parte da história da cidade, ao completar 90 anos, ela continua ativa, sorridente, atendendo aqueles que a procuram. Na data de seu aniversário, amigos e clientes, mandaram um recado à ela.

Please reload

Em Destaque

Matéria reúne participação de legisladores da base aliada ao governo de Bragança

25/10/2019

1/10
Please reload

Recentes