Bragança sedia encontro de combate a mortalidade neonatal
Bragança foi o município no Estado do Pará a receber a 2ª Oficina da Estratégia QualiNEO. O selo QualiNEO foi lançado em 2017 pelo Ministério da Saúde para diminuir a mortalidade de bebês em seus primeiros 28 dias de vida e qualificar o atendimento ao recém-nascido nas maternidades das regiões Norte e Nordeste do Brasil.
O encontro que ocorre num auditório da prefeitura teve início nesta quarta-feira, 24, e encerra hoje, com participação de coordenadores de unidades de saúde, do governo municipal, representantes da secretaria de estado de saúde do Pará e do Ministério da Saúde.
Nove estados concentram as maiores taxas de mortalidade neonatal no País: Amapá, Amazonas, Bahia Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Roraima e Sergipe.
O vice prefeito e secretário municipal de saúde diz que o encontro em Bragança se dá pelo interesse de participar das qualificações.
Focado nos combate a mortalidade, as ações no Estado aconetecem de forma ampla e eficiente, como afirma Ana Cristina Guzzo, Coordenadora Estadual de Saúde da Criança/SESPA.