top of page

Pesquisa deve mapear fatores que causam doenças cardiovasculares na região bragantina



A pesquisa será liderada pelo médico nefrologista Rodrigo Rodrigues através do programa de pós-graduação em saúde, ambiente e sociedade da Amazônia, da Universidade Federal do Pará.


O especialista comandará uma equipe de 6 agentes treinados que farão levantando de fatores que podem favorecer doenças cardiovasculares no município de Bragança.


Para o médico, doenças como infarto e derrame são as que mais matam no mundo, e Bragança não é diferente.


O Pará tem ficado de fora das linhas de pesquisas sobre doenças cardiovasculares a nível nacional. Rodrigo Rodriguez que inserir o Estado, de forma especial Bragança, nesta realidade de estudo.


Os índices de doenças cardiovasculares em Bragança têm preocupado a medicina. Para isso o estudo quer entender os fatores que levam o município a esta preocupação.


A pesquisa deve atender um público de 400 casas, uma pessoa por habitação. Nesta visita o paciente deverá passar por 3 fases para compor os requisitos e obtenção dos resultados. Seis agentes treinados da saúde, em 5 meses, devem fazer esses levantamentos tanto na região urbana quanto na rural. Para isso, o especialista pede a colaboração da comunidade.


A pesquisa não quer apenas atender público de donas de casas. Quer consultar outros membros da família, especialmente homens, para que o resultado seja amplo. A pesquisa vai atender pessoas entre 30 a 59 anos.


Cada bairro terá um número de domicílios que já foram pré-sorteados. A pessoa deve estar morando em pelo menos um ano na residência. Atendendo os critérios, o entrevistado passará por todas as fases da pesquisa.


O estudo tem a parceria do Hospital Santo Antônio e prefeitura de Bragança. O início dos trabalhos deve ocorrer no dia 19 deste mês.

Em Destaque
Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page