Estudantes e pais se manifestam contra a falta de transporte escolar em Audiência Pública
Já era de se esperar que a comunidade escolar rural estaria presente em peso na audiência pública ocorrida na manhã desta sexta-feira, 16, na Câmara de Vereadores de Bragança.
Mesmo aprovada contra a vontade da maioria dos vereadores, a audiência pública de autoria do vereador Rivaldo Miranda foi fundamental para ouvir os prejudicados e entender a realidade de cada família e estudante.
O precário serviço que é servido na região, o sucateamento do transporte, o atendimento aos alunos, as condições desumanas de compartilhamento de espaço com mercadorias e cobranças de taxas, despertaram a insatisfação de todos.
Uma estudante chegou a relatar que ela e outros colegas foram ’trocados por lixo’.
O clamor pela melhora nos serviços era linguagem comum que refletiu sobre qualidade do ensino. Uma outra estudante lembrou o quanto é importante investir em educação e que os responsáveis por mantê-la, devem cumprir o seu papel.
Até um pastor pediu que as autoridades se colocassem no lugar dos outros e que a luta pela educação de qualidade devia ser uma causa de todos.
A audiência aconteceu a pedido do Conselho Tutelar de Bragança, que vem recebendo inúmeras denuncias sobre a falta de transporte no interior.
A 1ª Unidade Regional de Educação foi representada por sua diretora, Ane Assunção.
Do Estado vieram representantes da Secretaria de Estado de Educação, dos setores do transporte e logística, que se comprometeram em sanar os problemas, como foi o caso de Radmila Castelo.
A maioria dos vereadores estive presente na sessão especial. O Ministério Público foi convidado, porém não houve representante.
Outras denúncias como falta de merenda escolar foram citadas na reunião e serão fiscalizadas as situações que são realidade de algumas escolas. Para o representante da Seduc, os repasses para a merenda escolar acontece a cada início de ano para às prefeituras e que fará o levantamento desta falta na escola citada.
Após a aprovação para a Audiência Pública na semana passada, vereadores e poder executivo de Bragança procuraram o governo do Estado. Por conta disso, desde segunda desta semana o transporte normalizou nas comunidades.
A Audiência tem o objetivo de evitar que problemas relacionados aos transportes voltem a acontecer e que haja termo de responsabilidade e compromisso de cada órgão competente. E mais, que a educação seja garantida por direito a todos que estudam em comunidades rurais da região.