Defesa Civil de Bragança condena caixas d’águas do Portinho por ameaça de desabamento
A estrutura está praticamente abalada e a corrosão é predominante nas quatro colunas que sustentam a caixa d’água que tem capacidade para 5 mil litros. Esta é a situação da caixa d’agua da Passagem do Sal, na comunidade do Portinho, no bairro da Aldeia.
Nossa equipe foi chamada porque a estrutura tem causado medo aos moradores que residem de frente para o problema.
A dona de casa Josenilda Inês e outros três vizinhos são os mais ameaçados. Já teve gente que até se mudou de casa com medo de a estrutura vir a baixo.
Nossa equipe de reportagem acionou a Defesa Civil do município para avaliar o caso. Não deu em outra, os técnicos do órgão condenaram a estrutura que apresenta risco de desabamento, como afirma Augusto Ribeiro, técnico da defesa civil.
A caixa d’água foi isolada e deverá permanecer desligada por orientação da defesa civil, pois o peso força as colunas.
A caixa d’água da Passagem do Sal abastece mais de 50 famílias que serão prejudicadas com o desligamento. Por isso a defesa civil deverá emitir laudo emergencial ainda hoje para que a prefeitura de Bragança construa uma nova estrutura no local.
Uma outra caixa d’água na passagem Nossa Senhora das Graças, há 500 metros dali, também apresenta riscos. A Defesa Civil também esteve no local e condenou a estrutura.
Com capacidade para 3 mil de litros de água, a estrutura também foi isolada.
As duas caixas d’águas foram construídas há mais de 10 anos. Com a ação do tempo e aproximação da região costeira a situação só piora se não for feita da forma correta.
Agora cabe a prefeitura agilizar os trabalhos de construção de novas estruturas para que a comunidade volte a ter água o mais rápido possível.