top of page

Dia de prevenção a hipertensão atrai muita gente à praça



A hipertensão arterial é um mal que atinge aproximadamente 25% da população brasileira, de acordo com o Ministério da Saúde. A hipertensão ou tensão alta é caracterizada quando a pressão arterial está acima dos 120 de máxima e 80 de mínima, convencionalmente chamado de “12 por 8”.


Entre os principais fatores que podem levar a hipertensão está o sobrepeso e obesidade, a má alimentação como o consumo de sal em excesso, o sedentarismo, o tabagismo e, em alguns casos, o fator hereditário. Os principais sintomas da hipertensão são: dor de cabeça, dor na nuca, tonturas, enjoos e falta de ar. Como diz o adágio popular de que é melhor prevenir do que remediar, hoje foi realizado na praça Antônio pereira em Bragança. O Dia Nacional de Combate a Hipertensão Arterial que seria celebrado em 26 de abril, teve adotada a data de hoje no município, esclareceu a coordenadora da ação.


Mas a ação não ficou por aí. Alunos, agentes de saúde e profissionais se revezavam para prestar esclarecimentos a quem procurava informação.


Outros enfermeiros também realizaram testes de glicose, diabetes e prestavam informações sobre por exemplo a prevenção ao câncer de boca, por exemplo.


Esta data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados básicos e prevenir foi a palavra de ordem. É por isto que o seu José também veio fazer os seus testes.


Normalmente, nesta data, o Ministério da Saúde e hospitais desenvolvem uma série de campanhas publicitárias que ajudam a fazer a população entender as causas e efeitos que a hipertensão pode provocar para a qualidade de vida da pessoa. Como a pressão estava um pouco alta, o nosso apresentador, Dário Zebu, tratou de arranjar uma desculpa após receber a informação do resultado.

Em Destaque
Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page