Deslizamentos de terra causam preocupação à moradores de Bragança

15/05/2018

Reportagem de

 

As fortes e constantes chuvas que atingiram a Região Bragantina nos últimos dias causaram transtornos em vários bairros e vias públicas. Alguns deslizamentos de terra que ocorreram trouxeram preocupação para moradores onde as casas foram construídas em lugares mais altos e em locais de encostas. Um deslizamento de terra é um fenômeno de ordem geológica e climatológica que inclui um largo espectro de movimentos do solo, tais como quedas de barreiras, falência de encostas em profundidade e fluxos superficiais de detritos.

 

Exemplo disso foi o que aconteceu na  Avenida Polidório coelho onde parte da encosta foi arrastada pelas águas. Três casas que estavam aparentemente seguras agora parecem mais vulnerável e vão precisar de avaliação da defesa civil. O plantio de grama no local acidentado poderia ser a solução mais urgente. Um poste de energia elétrica também ficou aparentemente ameaçado. Após o deslizamento a lama e o barro que desceram na avalanche se aglomeraram na margem da avenida. O local do deslizamento de terra chama a atenção de motoristas e transeuntes que passam no local.

 

O mesmo aconteceu na avenida governador Mendonça Furtado, onde existe longo trecho com terrenos em desnivelamento. A diferença é que as casas  foram construídas na parte baixa das barreiras e que no caso de desmoronamentos poderiam ser soterradas. Uma escada que dava acesso ao local ficou deteriorada e comprometida. Com o deslizamento uma cratera foi formada às margens da rodovia e que ameaça chegar ao leito da Br 308. Os veículos passam beirando a cratera e colocando em risco a segurança dos condutores em caso de novos deslizamentos.

Please reload

Em Destaque

Matéria reúne participação de legisladores da base aliada ao governo de Bragança

25/10/2019

1/10
Please reload

Recentes