Reforma da Casa da Cultura terá custo de R$ 680 mil
Foi no aniversário de 405 anos de Bragança, comemorado em 8 de julho de 2018, que a gestão municipal anunciou a reforma da Casa da Cultura. O prédio que é tombado pelo município, há anos está em ruínas pela falta de empenho dos governantes.
O anúncio fez parte da programação de aniversário, como presente aos bragantinos. Embora a promessa tenha sido feita, os bragantinos querem o resultado na prática.
O município teve que se abdicar de programações culturais no veraneio para redirecionar capital para a obra, isto gerou descontentamento de muitos, principalmente, pela escassa programação oferecida durante o mês de julho.
A obra na prática não iniciou, e isso aumenta desconfiança. Mas a prefeitura trabalha, através da Secretaria Municipal de Planejamento (SEPLAN), para o ponta pé inicial dos trabalhos.
Segundo a SEPLAN, o edital para a licitação foi publicado no Diário Oficial antes do aniversário. A ausência de empresas interessadas obrigou uma segunda publicação, realizada em 23 de julho.
Este intervalo de tempo, entre uma publicação e outra, foi fundamental para se fazer ajustes necessários no projeto, e o novo custo para execução será de R$ 680.398,38, quase 100 mil a mais em relação a primeira publicação, conforme informou Marcele Castanho, chefe da pasta.
O recurso para as obras é próprio da prefeitura, fruto do IPTU, como diz Marcele Castanho,.
O processo passa por um cronograma, detalhado por ela.
Se tudo seguir em sua normalidade é possível que as obras comecem de fato ainda em setembro. Após o início, o prazo deve durar 8 meses.