ARCON faz recadastramento de gratuidades no transporte intermunicipal em Bragança

13/08/2018

Reportagem de

 

Cerca de 500 pessoas com deficiência física e mental da região bragantina (Augusto Corrêa, Bragança e Tracuateua) devem passar pelo processo de recadastramento para a Carteira de Gratuidade no Transporte Intermunicipal em Bragança. O mutirão acontece no Pólo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), localizada no bairro do Riozinho, anexo à prefeitura do município, entre esta segunda-feira, 13, e terça-feira, 14.

 

Realizada pela Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA), a instituição pretende com o novo formato digital, melhorar os atendimentos e servir com eficiência os usuários que se queixavam dos terminais que não disponibilizavam de forma correta as reservas com base nas cotas definidas por lei.

 

A regra é que para cada viagem, cada transporte tem que disponibilizar 15% das vagas para pessoas com deficiência, idosos e militares em serviço.

 

O sistema das novas carteiras traz a foto do beneficiário e os dados dele em um código QR Code, que torna impossível a falsificação do documento, segundo a Arcon.

 

Uma equipe formada por médicos, assistente social e agentes da ARCON, estão envolvidos no recadastramento. Para garantir o novo documento são necessários os seguintes documentos: duas fotos 3x4 recentes e iguais, cópias e documentos originais de identidade, CPF e comprovante de residência, e laudo médico válido, se houver. No caso de menores de idade, o responsável legal também deve levar documento de identidade e CPF. A pessoa com deficiência passa por uma avaliação da junta médica para atestar a deficiência ou validar o laudo já existente.

 

O novo cartão tem pioneirismo no Estado do Pará, sendo o primeiro a implantar o mecanismo.

 

Após o início do processo, o usuário deve aguardar em média 40 dias para a obtenção do novo cartão.

 

Os horários de atendimento são de 09h as 12h e de 14h as 18h.

Please reload

Em Destaque

Matéria reúne participação de legisladores da base aliada ao governo de Bragança

25/10/2019

1/10
Please reload

Recentes