Fiéis católicos caminham pelo Círio sem festas em Tracuateua
A caminhada começou logo após a missa que aconteceu na igreja de São Sebastião, no município de Tracuateua, na manhã desta sexta-feira, 24. Centenas de fiéis seguiram por algumas ruas da cidade. A caminhada seguiu o formato de procissão com hinos da igreja e orações.
Os devotos de Nazaré apoiam o desejo da igreja de que as celebrações religiosas sejam respeitadas nas programações oficiais. E que não haja festas paralelas fora deste contexto.
A caminhada passou ao lado da Câmara do Vereadores de Tracuateua e encerrou na capela João Paulo II que fica de frente para o prédio legislativo.
O conselho paroquial apresentou ao legislativo um projeto de lei que atenda o objetivo da igreja. Na próxima sexta-feira, 31, ele poderá ser votado. Mas a Câmara pretende se reunir antes com os representantes da igreja e empresários de festas com o objetivo de chegar a um acordo.
O vereador Raian Vieira, que é membro da comissão e legislação final, diz que o projeto precisa ser objetivado.
Raian ainda afirma que com base no que foi apresentado é difícil se chegar a um parecer.
Mas a igreja já deixou claro que continuar lutando pelos direitos de ter suas festas religiosas respeitadas.
O Círio de Tracuateua é celebrado no 3º domingo de agosto. Este ano o conselho paroquial junto ao Pároco resolveu por não celebrar a manifestação que comemoraria 60 anos de edição.