top of page

Batedores de açaí recebem curso de capacitação e branqueamento do produto



O açaí é, sem dúvida, um dos principais ícones da cultura e culinária do Pará. O estado se destaca como o maior produtor e consumidor do fruto, que é, também, fonte de renda para muitas famílias e micro empresários. A venda do açaí é feita, na maioria das vezes, em pequenos estabelecimentos comerciais. Os cuidados com o manuseio do açaí foi intensificado, devido a constatação de vários casos da doença de chagas, causada por um protozoário parasita. A doença é transmitida por infecção oral, e o consumo do açaí é o principal canal de transmissão.


Preocupados com isso, a secretaria de saúde do município trouxe para a cidade de Bragança o curso de capacitação voltado para as técnicas de branqueamento do fruto, que é um processo que garante a higienização correta do alimento. A técnica do branqueamento obedece à Portaria 326/97, da ANVISA, que aprova o Regulamento Técnico de “Condições Higiênicos-Sanitárias e de Boas Práticas de Fabricação para Estabelecimentos Produtores/ Industrializadores de Alimentos”.


Através do branqueamento, o fruto do açaí é submetido a tratamento térmico onde a temperatura chega a 80°C, durante 10 segundos. Em seguida, é feito o resfriamento do produto, antes de ser levado para a máquina de processamento. Vinicius Oliveira, representante da vigilância sanitária no município fala sobre a importância dos batedores de açaí participarem da capacitação e destaca que a expectativa foi alcançada em relação ao público alvo e fala que dessa forma os agentes patogênicos que causam a doença de chagas, como o barbeiro, são eliminados uma vez que o procedimento é feito corretamente nos estabelecimentos comerciais.

Em Destaque
Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page