Obra de unidade de saúde do Enfarrusca está parada em mais de 2 anos
Para seu Sebastião Amorim, a notícia da construção era um sonho sendo realizado. Mas acabou perdendo força à medida que a construtora responsável deixava de visitar a obra.
A Unidade de Saúde do Enfarrusca, interior a 13km do município de Bragança, deveria atender pelo menos 4 comunidades, como Timborana, São João, Araçateua e Miriteua, porém foi esquecida pela gestão pública.
Os moradores do Enfarrusca que quiserem atendimento médico tem que percorrer cerca 9 km até a comunidade mais próxima que tem uma unidade, ou ir a Bragança, como relata Sebastião Amorim.
Segundo os moradores, a obra começou há 4 anos e desde 2017 está parada, sem previsão de retorno. A estrutura é ampla, com mais de 15 cômodos. Embora os trabalhos tenham sido estancados em situação bem avançada, muito material já foi levado por saqueadores, como forro e materiais elétricos, ou prejudicados por goteiras.
A frente está tomada por mato e um grande buraco, aonde seria construído uma fossa, está cada vez maior.
A placa de valores não existe mais. Segundo os moradores, estava avaliada em mais de R$ 500 mil reais.
Nossa equipe conseguiu contato com o secretário de saúde Mário Junior que respondeu através de mensagem.
Segundo ele, a obra foi iniciada no governo de Nelson Magalhães, em 2013, quando o médico Nádson Monteiro era secretário da pasta.
Mas que mesmo assim, já tomou providências junto ao Ministério da Saúde que deu parecer favorável para o retorno dos trabalhos.
Mário Junior ainda disse que “estão fazendo a reprogramação financeira para nova licitação” e que “até em março já tenha reiniciada a obra, com previsão de entrega no segundo semestre”.
Embora desacreditado, Sebastião Amorim mantém o desejo de ver a unidade pronta e oferecendo serviços.