top of page

Pará tem 24 barragens com risco alto em caso de acidente



A estrada que nos leva a Vila Bom Jesus, onde vivem pouco mais de seiscentas famílias é cercada por serras e pastos. É nesta região do Estado, a cerca de vinte quilômetros do centro de Canaã dos Carajás, que fica localizada a Mina do Sossego que pertence a Vale.


Após o rompimento da barragem do Feijão em Brumadinho que arrasou um vilarejo inteiro, os moradores, da Vila Bom Jesus, estão com medo. Seu Messias reclama da falta de informação.


Através de imagem de satélite dá pra ter uma noção do tamanho da barragem que fica a cerca de seis quilômetros de distância do vilarejo. Também dá pra ver a proximidade entre a barragem e as instalações da empresa dentro do complexo. Em outra foto se pode ver a quantidade de rejeitos acumulados. A Secretaria de Meio Ambiente do Estado classificou a barragem do Sossego como risco potencial.


Olhando de um dos pontos é possível ter uma dimensão da preocupação dos moradores da Vila Bom Jesus. Percebe-se que o complexo do Sossego fica bem próximo as casas dos moradores. Eles dizem que constantemente escutam explosões.


Daniérica mostra as rachaduras na parede da casa que segundo ela começaram a aparecer depois das constantes explosões.


Ao lado da barragem também passa um dos maiores afluentes da região, o rio Parauapebas.


Seu Mizael conta ainda que ele já tentou mudar daqui, mas não encontrou comprador para as terras que tem no vilarejo. Segundo o morador as torres de alertas de desastres ambientais estão sendo instaladas na área.


Para o presidente da associação de moradores, uma das saídas para eliminar os riscos a comunidade é a retirada das famílias do local.


Imagens: Wanderson Brito / TV Correio Canaã

Em Destaque
Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page