top of page

Maranhãozinho completa 8 dias sem água potável



Você já ficou sem tomar água durante um dia? Pois bem, a situação dos moradores da comunidade do Maranhãozinho, interior de Bragança, nordeste do Pará, é pior que isso. Eles estão há mais de 8 dias sem o produto. Isso mesmo. Para sobreviver eles se arriscam ao tomar água da chuva que cai do telhado quando chove.


Penalizados desde maio do ano passado, após uma forte chuva e o rompimento de uma barragem do lixão a céu aberto, cuja enxurrada invadiu Maranhãozinho poluindo o manancial e cisternas de onde os moradores tiravam o líquido para consumo próprio.


Desde então, após a Defesa Civil do município condenar a água das cisternas, coube a prefeitura, através de medida emergencial fazer a distribuição do produto por meio de um fornecedor até que um sistema coletivo de distribuição seja construído. Desta forma, a cada semana, os moradores, que receberam caixas d'água, eram abastecidos.


Acontece que ainda em 2018 as moradores enfrentaram seu primeiro problema com a falta de água quando o fornecedor deixou de entregar água potável alegando não recebimento de valor firmado em contrato. Após pagamento, a distribuição foi normalizada.


O assunto se repete agora com 4 meses de atraso, obrigando ao fornecedor a suspensão da distribuição, consequentemente, os moradores são penalizados pela falta do produto.


Ainda esta semana a prefeitura foi procurada através da assessoria de comunicação que informou que até a semana que vem o sistema coletivo deverá funcionar parcialmente para suprir as necessidades de momento.


Porém, os trabalhos do sistema, que estão parados em mais de uma semana, permanecem assim, sem sinalização para que volte a funcionar no prazo estabelecido pela prefeitura, o que aumenta a preocupação dos moradores.


Enquanto isso, populares continuam sem a água potável. Desesperados, estão consumindo água da chuva que cai do telhado, e outros até, consomem o liquido contaminado das cisternas.


Procurada pela equipe de jornalismo na manhã desta sexta, 22, a assessoria disse que "A Prefeitura informa que está tomando todas as providências para que o abastecimento de água no Maranhãozinho seja regularizado ainda hoje."

Em Destaque
Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page