INSS muda regras para idosos realizarem a prova de vida

28/03/2019

Reportagem de

 

A resolução do Ministério da Economia, que altera as regras para a realização da prova de vida e a renovação de senhas dos beneficiários do INSS, foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 26 deste mês.  A medida foi assinada pelo presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira e deve garantir aos idosos maior flexibilidade na execução do procedimento.

 

A partir de agora, a pessoa que recebe o benefício pode realizar a prova de vida e a renovação da senha por meio de atendimento eletrônico, com uso de biometria ou identificação por funcionário da instituição financeira.

 

Para idosos que possuam algum tipo de dificuldade de locomoção, o INSS poderá realizar uma pesquisa externa, com comparecimento a residência ou local que for informado no requerimento, que deve ser solicitado em uma agência da previdência social, com comprovação da dificuldade, via atestado médico ou declaração emitida por uma unidade de saúde. Para isso, os serviços devem ser agendados com antecedência.

 

No mês passado, um senhor de mais de 80 anos foi submetido ao constrangimento, ao ter que passar pela prova de vida em uma agência da Caixa Econômica Federal, no município de Bragança, entrando de maca na instituição bancária. De acordo com informações, o aposentado que não têm mais condições de locomoção estava em uma ambulância e funcionários da agência bancária não quiseram ir vê-lo no veículo, obrigando-o a ser conduzido debaixo de chuva ao interior da caixa Econômica.

 

Na ocasião, o momento foi registrado e o caso foi parar nas redes sociais, ganhando repercussão em âmbito nacional.

Please reload

Em Destaque

Matéria reúne participação de legisladores da base aliada ao governo de Bragança

25/10/2019

1/10
Please reload

Recentes