ATENÇÃO DEVE SER REDOBRADA NO RESTANTE MÊS DE JULHO
- Ruan Brito

- 23 de jul.
- 2 min de leitura
No mês de julho, a circulação de veículos — especialmente motocicletas, carros e mototáxistas — tende a aumentar nas ruas. Este é um período que demanda atenção redobrada, diante da frequência de acidentes por negligência no trânsito.
Dados do Estado já mostram que o primeiro fim de semana de julho de 2025 registrou pelo menos 25 acidentes envolvendo carros e motos em rodovias e áreas urbanas do Pará.
Apesar de os números locais de 2025 ainda não terem sido divulgados oficialmente, os riscos permanecem significativos.
A negligência, como falta de sinalização ao mudar de direção, e o despreparo no compartilhamento das vias, especialmente entre carros e motociclistas, continuam sendo os principais gatilhos dos ocorridos. Relatos de usuários de aplicativos e de mototáxistas frequentemente apontam situações em que motoristas ou condutores não indicam conversões, provocando quedas e acidentes evitáveis. Em muitos casos, práticas como avançar sinal vermelho, ultrapassagens perigosas ou uso indevido de faixas exclusivas agravam o cenário
Nesta semana, a Daniela passou por um episódio parecido em um acidente que acabou sendo registrado e ganhou repercussão nas redes sociais e expôs fragilidades no comportamento irregular de parte dos condutores de veículos no município.
Imagens de câmeras de monitoramento registraram o momento em que Daniela conduzia uma motocicleta quando foi derrubada por um mototaxista que estava prestes a realizar uma conversão. Segundo a vítima, o mesmo não teria sinalizado, a mulher acabou se desequilibrando e caindo no local, o condutor, além de discutir com a vítima, foi embora sem prestar nenhum de socorro.
O caso provocou indignação em quem assistiu ao vídeo, especialmente pela falta de assistência após o acidente. O ocorrido reforça a urgência de conscientização no trânsito e sobre sinalização obrigatória e sobretudo em relação ao dever de prestação de socorro a vítima — previsto no Código de Trânsito Brasileiro.
Orientações básicas como:
Sinalização antecipada: ou seja, o uso da seta é obrigatório para todas as manobras de conversão.
Direção defensiva: manter distância prudente, respeito à velocidade regulamentada e atenção ao entorno para evitar surpresas e por fim, Fiscalização constante por parte de órgãos de trânsito: intensificar rondas e fiscalização para coibir infrações e comportamentos negligentes.





Comentários