top of page
log sbt_favcom.png

CONEXÃO CAMPO - CIDADE: SEMED CRIA PROJETO QUE PROMOVE A RELAÇÃO DE ALUNOS DAS DUAS REALIDADES

  • Foto do escritor: Alyne Mendes
    Alyne Mendes
  • há 6 dias
  • 1 min de leitura


O projeto Conexão Campo-Cidade é uma iniciativa que promove o encontro entre estudantes da zona urbana e rural, criando uma ponte entre saberes, histórias e modos de vida diferentes. Esse é mas um passo importante da Secretaria Municipal de Educação de Bragança, para aproximar realidades, valorizar culturas e fortalecer a educação inclusiva.


O primeiro momento do projeto aconteceu por meio da troca de cartas entre a escola municipal Júlia Quadros da cidade de Bragança, e escola América Pinheiro de Brito da comunidade quilombola do América.


Sem saber quem receberia, cada estudante da cidade escreveu para um aluno do campo, contando sobre sua rotina, sua relação com a escola e experiências da vida urbana.

Do outro lado, os estudantes da comunidade quilombola também escreveram, apresentando seu cotidiano, as tradições da comunidade, a relação com a terra e a valorização da cultura local.


As cartas foram sorteadas, criando duplas que só se conheceriam mais tarde.

Depois da troca escrita, veio o momento mais esperado. Os estudantes da Escola Júlia Quadros foram até a comunidade quilombola para conhecer de perto o universo que haviam lido nas cartas.


Recebidos com acolhimento, puderam visitar a escola, conversar com seus colegas e vivenciar expressões culturais que fazem parte da história do povo quilombola e da identidade bragantina.

Comentários


bottom of page