top of page
log sbt_favcom.png

ELEIÇÕES 2026: TRE PARÁ ESCLARECE SOBRE O USO DE BIOMETRIA

  • Foto do escritor: Ruan Brito
    Ruan Brito
  • há 4 dias
  • 1 min de leitura


A biometria está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Assim como você usa a tecnologia para acessar seus dados pessoais, serviços ou até mesmo algum local com segurança, a Justiça Eleitoral (JE) usa a biometria para garantir que cada eleitor seja identificado de forma única no dia da votação. Esse sistema de cadastro é a credencial que protege o sistema de fraudes, garantindo mais segurança e integridade ao processo eleitoral. 


Implantado desde 2008 na Justiça Eleitoral, o sistema biométrico identifica eleitoras e eleitores em todo o país por meio das impressões digitais e de fotografia. Sua principal função é assegurar que, no dia da eleição, nehuma pessoa tente se passar por outra no momento da identificação. Além disso, impede eleitoras e eleitores de se registrarem mais de uma vez no cadastro eleitoral.


Segundo dados, cerca de 20 milhões de brasileiros ainda não cadastraram a biometria na Justiça Eleitoral. Quem não tiver a biometria continua podendo votar. É só levar um documento de identificação com foto. Mesmo sem ser obrigatório, a Justiça reforça que o cadastro biométrico, além de segurança, agiliza o processo eleitoral.


O prazo para fazer o cadastramento biométrico, emissão de primeira via, transferência ou revisão do título de eleitor vai até o dia 6 de maio de 2026.

Comentários


bottom of page