top of page
log sbt_favcom.png

1° DE OUTUBRO: 202 ANOS DA ADESÃO DE BRAGANÇA À INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

  • Foto do escritor: Ruan Brito
    Ruan Brito
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Nesta quarta-feira, 1º de outubro, o município de Bragança comemora uma data de grande relevância histórica, a Adesão de Bragança à Independência do Brasil. A data celebra o momento em que a então vila de Bragança, uma das mais importantes da província do Pará, aderiu de forma oficial ao movimento de independência.


Há 202 anos atrás, no 1° de outubro de 1823, segundo a história, parte da população da chamada Vila de Bragança dirigiu uma petição pública à Câmara, manifestando desejo imediato e unânime de unir-se ao Império brasileiro.


A motivação no entanto, em parte veio por meio de intimidação que os bragantinos sofreram de outros moradores da capital paraense e do medo de que um grande conflito se aproximasse, por conta da pressão pela Adesão. Foi então, que em reunião extraordinária, realizada às quatro horas da tarde daquele dia, a Câmara de Bragança anuiu ao requerimento da população, aderindo ao Império do Brasil e aclamando a Dom Pedro I, como Imperador.


Para o Historiador Fernando Lobato, a data simboliza mais que um momento histórico de celebração, refletir sobre esse episódio também é importante.


Onde antes se chamava Praça Coronel Batista Júnior, que hoje é a praça da Catedral, 100 anos depois da Adesão foi inaugurado este monumento aqui, erguido para celebrar o episódio, o conhecido Obelisco Centenário da Adesão de Bragança à Independência do Brasil.


Hoje, o monumento é um dos pontos históricos mais conhecidos do município, e conta com o nome de cada participante que teve relação de forma direta ou indireta com a sua construção, registrado no próprio Obelisco, dentre eles, Políticos, comerciantes e agricultores da época. Você ao transitar pela praça no dia a dia talvez nem saiba, mas um pouquinho da história permanece viva, diante dos nossos olhos.

Comentários


bottom of page