19 DE AGOSTO: DIA DO HISTORIADOR É CELEBRADO EM TODO O BRASIL
- Ruan Brito

- 19 de ago.
- 2 min de leitura
No dia 19 de agosto, é celebrado em todo o país o Dia do Historiador, data criada para reconhecer a importância desses profissionais na preservação da memória, na produção do conhecimento histórico e na formação da consciência crítica da sociedade.
A data foi instituída pela Lei nº 12.130, de 17 de dezembro de 2009, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em homenagem ao nascimento de Joaquim Nabuco, diplomata, jurista, abolicionista e um dos maiores intelectuais brasileiros do século XIX.
A profissão de historiador foi regulamentada no Brasil em 2020. O objetivo da regulamentação foi a garantia da valorização da profissão e a qualidade do trabalho dos historiadores.
Além do trabalho acadêmico, os historiadores também atuam em arquivos públicos, museus, centros de memória, órgãos de preservação do patrimônio, na educação básica e em diversas áreas que exigem a análise e a interpretação de dados históricos.
A Fernanda é recém graduada em licenciatura em História pela UFPA, pra ela, a formação trouxe não apenas ensinamentos teóricos, durante o curso, mas uma verdadeira transformação na forma de interpretar o mundo.
O trabalho do historiador vai muito além da pesquisa em arquivos e documentos. Ele é responsável por interpretar o passado, compreender o presente e projetar reflexões para o futuro.
Por meio de livros, artigos, aulas e projetos culturais, esses profissionais ajudam a resgatar a diversidade de experiências que compõem a história do Brasil e do mundo.
A celebração também serve como momento de reflexão sobre os desafios enfrentados pela categoria, como a necessidade de maior valorização profissional, ampliação de espaços de trabalho e fortalecimento das políticas públicas de preservação da memória.
O Dia do Historiador é, portanto, uma oportunidade para reconhecer o papel essencial desses profissionais na construção da identidade nacional e na defesa da memória coletiva, elementos fundamentais para que uma sociedade compreenda seu passado e construa, de forma crítica e consciente, o seu futuro.





Comentários