ALUNOS CRIAM APP SOBRE SOLUÇÕES PARA O LIXO DA FEIRA DE BRAGANÇA
- Ruan Brito

- 9 de jul.
- 1 min de leitura
Conectar quem descarta com quem transforma resíduos da feira em produtos – e negócios – é um desafio de gente grande. Mas estudantes do curso Técnico Integrado em Informática do IFPA campus Bragança, adolescentes com muito talento e boas ideias, apostam na tecnologia para unir esses dois eixos e contribuir com a transformação social e ambiental da cidade.
Eles aceitaram o desafio proposto pelo professor Ronald Souza na forma de projeto integrador para o curso, que elegeu como tema “Inovação Sustentável: conectando ideias, transformando o futuro”
Os aplicativos desenvolvidos pelos estudantes focam em educação ambiental, gamificação da interação com o usuário e proposição de soluções concretas e inovadoras para problemas antigos e bem conhecidos, como os da feira de Bragança. O principal deles é o descarte inadequado do lixo.
O aplicativo “Aç(h)aí” se apresenta não apenas como um app de celular, mas como uma solução completa que articula batedores de açaí, empresas que atuam com a reciclagem do caroço e os consumidores.
De olho no material gerado pelos batedores de açaí da feira, o aplicativo facilita o contato com quem reutiliza o caroço da fruta – desde o uso na construção civil até a produção de biojoias, café e outros produtos alimentícios.





Comentários