top of page
log sbt_favcom.png

“BRAGANTINIDADE DA AMAZÔNIA ATLÂNTICA”: IFPA BRAGANÇA PROMOVE TOUR PELA CIDADE COM ALUNOS

  • Foto do escritor: Alyne Mendes
    Alyne Mendes
  • 20 de set.
  • 2 min de leitura

Durante a programação do Seminário de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação, que ocorre nessa semana no IFPA Campus Bragança, um dos momentos foi o tour “Bragantinidade da Amazônia Atlântica” que conduziu estudantes, professores e visitantes por uma visita nos principais pontos turísticos e culturais da cidade de Bragança.


O tuor "Bragantinidade da Amazônia Atlântica" foi pensado em seu objetivo principal apresentar os pontos turísticos culturais da cidade de Bragança, visando eternizar nas fotografia e na memória as belezas preservadas ao longo do tempo na Pérola do Caeté".


Mais do que uma caminhada, o passeio se transformou em uma verdadeira aula de história, arte e identidade cultural da região. Ao destacar a relevância do tour dentro da programação do SICTI, a professora Gisele Carvalho, do curso de Gestão de Turismo do IFPA Bragança, enfatizou a importância de integrar o conhecimento científico à vivência cultural da cidade.


Durante o passeio, os participantes foram acompanhados pela guia de turismo Clei Feitosa, que compartilhou saberes sobre os espaços visitados e também explicou o significado da palavra de origem bragantina “Uokemtu”.


O tour iniciou-se na conhecida praça das bandeiras, seguindo para a Praça da Igreja Nossa Senhora do Rosário, um dos cartões-postais da cidade, e seguiu para a própria Igreja do Rosário, monumento que guarda parte da história religiosa e arquitetônica de Bragança. Em seguida, o grupo foi conduzido ao Museu de Arte Sacra, considerado o segundo maior do Pará em número de peças sacras. Lá, o curador Lucas Borges guiou os visitantes por um acervo rico em detalhes e significados, oferecendo explicações sobre a origem, importância e conservação das obras.


O passeio ainda seguiu por outros pontos da cidade. A atividade também foi espaço de emoção e reconhecimento para alunos de outros campi do IFPA. A estudante Adriane, vinda do IFPA Campus Cametá, expressou sua felicidade pela oportunidade de visitar Bragança.


A mesma sensação foi compartilhada pela estudante Ramily Sá Morais, que destacou o sentimento de gratidão pela vivência.


O tour “Bragantinidade da Amazônia Atlântica” não apenas revelou a riqueza histórica e cultural de Bragança, mas também reafirmou o papel da educação como ponte entre o conhecimento técnico-científico e a valorização das raízes locais.

Comentários


bottom of page