BRAGANÇA NA COP 30: ENCONTRO GASTRÔNOMICO BILÍNGUE
- Alyne Mendes

- 26 de set.
- 1 min de leitura
No Teatro Museu da Marujada foi lançado o projeto “Bragança Gastronomy”, iniciativa da Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Faculdade de Línguas Estrangeiras da UFPA, que busca preparar a cidade para a chegada de turistas durante a COP30, acontecerá em Belém em novembro.
O encontro teve como objetivo alcançar o público dos empreendedores do setor de Alimentos e Bebidas — donos de restaurantes, bares, quiosques e hotéis — para apresentar as ações voltadas à elaboração de cardápios bilíngues, traduzidos para outro um ou mais idiomas, possibilitando que visitantes estrangeiros possam conhecer melhor a culinária local, e à qualificação em atendimento. A proposta é garantir que Bragança esteja pronta para receber visitantes de várias partes do mundo, valorizando sua gastronomia e ampliando a hospitalidade local dentro e fora do contexto Cop-30.
A gastronomia bragantina, conhecida por pratos que misturam tradição amazônica e ingredientes típicos da região, é destacada como um dos principais atrativos culturais.
O evento também chamou atenção para o papel do empreendedorismo local. Pequenos comerciantes de praias, feiras e pontos turísticos foram convidados a participar do processo de qualificação, reconhecendo que a preparação não se limita a grandes empreendimentos, mas envolve toda a cadeia do turismo.
Com a expectativa de milhares de visitantes internacionais durante a COP30 e além dela todo o avanço no turismo, Bragança aposta na combinação de formação bilíngue, gastronomia e acolhimento como diferencial competitivo para atrair turistas e impulsionar o desenvolvimento econômico da região.





Comentários