COP30 ITINERANTE: BRAGANÇA SEDIA EVENTO COM FOCO NO LEGISLATIVO
- Ruan Brito
- 13 de ago.
- 1 min de leitura
Bragança sediou a ação COP30 Itinerante na Região do Caeté, evento que integra a programação preparatória para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), prevista para ocorrer em novembro deste ano em Belém.
A iniciativa tem como objetivo ampliar o diálogo sobre questões ambientais sob a perspectiva do poder legislativo, buscando fortalecer o debate político e público em torno de um dos encontros mais relevantes do cenário global. O evento reuniu autoridades de 15 municípios que compõem a região do Salgado, para discutir temas como preservação ambiental, mudanças climáticas, sustentabilidade e políticas públicas voltadas à proteção dos recursos naturais.
Além das palestras e rodas de conversa, a programação contou com a solenidade de assinatura do Acordo de Cooperação entre a Fundação da Escola do Poder Legislativo do Estado do Pará (FELEPA) e a Câmara Municipal de Bragança. O documento visa promover ações conjuntas voltadas à capacitação de parlamentares e servidores, incentivo à educação legislativa e desenvolvimento de projetos voltados à cidadania e à sustentabilidade.
O formato itinerante da COP30 é pensado para levar a discussão a diferentes regiões do estado, garantindo a participação de comunidades locais e o engajamento de diversos segmentos da sociedade no processo de construção de políticas ambientais mais efetivas.
A expectativa é que a etapa na Região do Caeté contribua para ampliar a consciência pública e alinhar as propostas do legislativo com os compromissos internacionais que serão firmados durante a COP30, que reunirá líderes políticos de diversas partes do mundo em busca de soluções conjuntas para a crise climática.
Comentários