CULTURA E TRADIÇÃO EM TRACUATEUA: PRODUÇÃO DE FARINHA É DESTAQUE DURANTE FESTIVAL
- Ruan Brito
- há 2 dias
- 1 min de leitura
O município de Tracuateua celebrou neste fim de semana, o 1º Festival da Farinha, evento que destacou a importância histórica, econômica e cultural da farinha de mandioca para a região. Realizado no Complexo Cultural da cidade, o festival reuniu moradores, visitantes e produtores em uma programação diversificada que uniu tradição e inovação. A Roseane participou de uma semana de formação em artesanato, e durante o festival, ela não perdeu tempo para expor a sua arte.
Um dos principais atrativos foi o espaço temático montado com estandes dedicados ao conhecimento sobre a farinha, produto que faz parte da identidade local e da mesa do paraense. O público pôde conhecer de perto os diferentes processos de produção, desde os métodos artesanais até as técnicas mais modernas utilizadas pela indústria.
A Casa do Forno foi outro ponto de destaque, permitindo que os visitantes vivenciassem a experiência da produção da farinha de forma tradicional, até eu não perdi a oportunidade de colocar a mão na massa, ou pelo menos tentar.
Mas profissional mesmo é o Adriel, produtor de farinha há mais de 10 anos.
Além da parte educativa, o festival também contou com exposições de artesanato e manifestações artísticas regionais, valorizando a criatividade local e ampliando o espaço para que artistas e artesãos pudessem mostrar seus talentos.
De acordo com a organização, o 1º Festival da Farinha nasceu com o objetivo de fortalecer a economia criativa, valorizar os produtores rurais e preservar o legado cultural de Tracuateua, município reconhecido como um dos grandes produtores de farinha na região nordeste do Pará.
Comentários