top of page
log sbt_favcom.png

DIA DAS MULHERES NA ENGENHARIA

  • Foto do escritor: Ruan Brito
    Ruan Brito
  • 23 de jun.
  • 1 min de leitura

Alunas da UFPA se destacam na área da pesca

 


Em um campo de atuação profissional historicamente marcado pela predominância masculina, o dia 23 de junho celebra e reconhece a contribuição das mulheres na área das engenharias. No campus universitário de Bragança, o protagonismo feminino se destaca especialmente na Engenharia de Pesca, curso ofertado há quase duas décadas na instituição.

 

No Dia Internacional das Mulheres na engenharia, celebrado hoje, essas alunas aqui mostram que lugar de mulher é onde ela quiser, inclusive no setor pesqueiro, como é o caso dessas estudantes do curso de engenharia de pesca da UFPA

 

Conversamos com alunas do curso que também integram o Programa de Educação Tutorial (PET), um grupo de ensino, pesquisa e extensão que tem sido fundamental na formação crítica e técnica dessas futuras engenheiras.

 

Em Bragança, município costeiro do nordeste paraense, onde a pesca artesanal é uma das principais atividades econômicas e culturais, a presença de mulheres no curso de Engenharia de Pesca representa não só um avanço acadêmico, mas também social.

 

O coordenador do grupo, professor Marcos Brabo, reforça que essas jovens engenheiras têm um papel fundamental na transformação social e ambiental da Amazônia costeira

 

A comemoração do Dia Internacional das Mulheres na Engenharia também é uma oportunidade de refletir sobre os desafios que ainda persistem, como a desigualdade de gênero no mercado de trabalho e a invisibilidade de conquistas femininas em áreas técnicas.

Comments


bottom of page