FICCA CAETÉ 2025: FESTIVAL CHEGA A SUA 10° EDIÇÃO EM BRAGANÇA
- Ruan Brito

- 4 de ago.
- 1 min de leitura
O Festival Internacional de Cinema do Caeté (FICCA) chega à sua 10ª edição em 2025 consolidado como um dos mais insurgentes festivais de cinema do Norte do Brasil. Muito mais do que uma mostra de filmes, o FICCA se firmou como um verdadeiro movimento cultural que se conecta da região bragantina com diversos lugares por meio de uma rede de produção, exibição e reflexão cinematográfica feita das margens do Rio Caeté para o mundo.
Nascido no coração da Amazônia, o festival é guiado pelo compromisso com a floresta e as periferias, e tem como essência a promoção de vozes, corpos e olhares historicamente invisibilizados. Ao longo dos anos, o FICCA se tornou um espaço de insurgência, onde o cinema é ferramenta de luta, gambiarra e ancestralidade.
Nesta edição comemorativa de 10 anos, o FICCA reafirma sua missão: exibir e debater produções audiovisuais que nascem da luta e da coletividade.
Em conversa com a equipe do festival, foi compartilhada a importante conexão que liga a região do Caeté ao longo da história do evento.
O festival também reforça sua vocação transatlântica, com ações formativas e parcerias culturais em Cabo Verde na África, e Portugal na Europa, ampliando sua atuação para além das fronteiras amazônicas.
A organização do festival prorrogou o prazo das inscrições de filmes até o dia 15 de agosto. A edição deste ano contará com mostras competitivas e paralelas, exibições ao ar livre, atividades formativas e experiências interativas, promovendo uma escuta ativa entre criadores e o público. Para mais informações, acesse o site: www.ficca.net.br





Comentários