MIRANTE DE SÃO BENEDITO CELEBRA ANIVERSÁRIO DE 16 ANOS
- Ruan Brito

- 4 de ago.
- 1 min de leitura
Localizado na Vila do Camutá, às margens do Rio Caeté, o Mirante de São Benedito se destaca como um dos principais cartões-postais de Bragança. Erguido em homenagem ao co-padroeiro local, o monumento celebra a religiosidade e cultura bragantina com grande impacto simbólico e turístico.
Uma noite especial marcou as comemorações de 16 anos de inauguração do mirante, o clima de festa reuniu devotos, moradores e autoridades para a celebração de mais de uma década de um dos monumentos mais simbólicos da região do Caeté.
Inaugurado em 1º de agosto de 2009, o mirante foi erguido no mesmo ano em que a Marujada de São Benedito foi reconhecida como patrimônio cultural e artístico do estado do Pará. Com cerca de 16 metros de altura por 4 de diâmetro, representa São Benedito de pé, segurando o Menino Jesus, com um pacote de pães — símbolo de sua ligação com a cozinha e o milagre dos pães
Mais do que um ponto turístico, o mirante de São Benedito simboliza a fé e a ancestralidade bragantina. Presente na vastidão da paisagem, representa o encontro entre devoção popular e expressão cultural local.
Em setembro de 2024, a Assembleia Legislativa do Pará aprovou a Lei nº 10.704, declarando o mirante como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado — reconhecimento que reforça sua relevância histórica, turística e religiosa.
Foi anunciado ainda, um projeto de revitalização do espaço onde fica localizado o mirante, visando questões relacionadas a acessibilidade e meio ambiente.





Comentários