NOVO SÍMBOLO DE ACESSIBILIDADE PASSA A SER ADOTADO NO BRASIL APÓS VOTAÇÃO NO SENADO
- Ruan Brito

- 8 de out.
- 2 min de leitura
Eu tenho certeza que vc já viu este símbolo em algum lugar por ai, vc sabe que ao olhar pra ele, vc já assimila logo a acessibilidade, mas talvez oq vc não saiba é que agora esse símbolo mudou. É o que eu vou ti contar agora.
Durante muitas décadas, o símbolo da cadeira de rodas foi usado em sinalizações, prédios públicos e documentos para indicar acessibilidade. Porém, ele também carregava um problema: restringia, ainda que involuntariamente, a ideia de deficiência à mobilidade física.
O novo símbolo internacional de acessibilidade reconhece que as pessoas com deficiência não formam um grupo homogêneo, mas sim composto por uma grande diversidade, ou seja, (as pessoas com deficiência não se limitam aos cadeirantes retratados no símbolo anterior). Existem deficiências auditivas, visuais, intelectuais, psicossociais, múltiplas e todas elas impõem desafios à inclusão plena em uma sociedade estruturada sob um modelo predominantemente capacitista.
O Brasil tem atualmente cerca de 16,4 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência – 7,3% da população do país com 2 anos ou mais de idade, conforme dados do Censo de 2024 do Instituto de pesquisa, IBGE. É neste contexto, e em meio aos desafios por maior inclusão e visibilidade, que o Senado Federal aprovou a substituição do Símbolo Internacional de Acesso (uma pessoa em cadeira de rodas) por um novo símbolo: uma figura de braços abertos em forma circular.
A nova imagem - uma figura ativa, em posição de liberdade e empoderamento - comunica uma nova mentalidade: a de que acessibilidade não é só rampa, mas também comunicação, linguagem, respeito e adaptação.
A mudança foi aprovada pelo Senado, ainda no primeiro semestre de 2025, por meio do Projeto de Lei 2.199/2022. O texto altera a Lei 7.405/1985 e obriga o uso do símbolo em faixas de circulação, pisos táteis direcionais, de alerta, em mapas ou maquetes táteis. Agora, a lei entra em vigor já a partir desde ano, para que todos os locais públicos e privados possam atualizar seus espaços para o novo símbolo de acessibilidade, seguindo as regras aprovadas no Senado. A previsão é de que nos próximos 3 anos, a mudança para o novo símbolo já seja completamente atualizada.





Comentários