PARQUE DE BIOECONOMIA E INOVAÇÃO: ESPAÇO INÉDITO NO BRASIL, SERÁ INAUGURADO EM BELÉM
- Ruan Brito

- 26 de set.
- 1 min de leitura
Durante a Semana do Clima de Nova Iorque. O governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou a entrega do primeiro Parque de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, também o primeiro do Brasil. O espaço será inaugurado na primeira semana de outubro na capital paraense e representa a principal ação estruturante do Plano Estadual de Bioeconomia, lançado de forma pioneira pelo Governo do estado.
O anúncio foi feito durante o painel “Financiando a Transformação Ecológica: Mecanismos Inovadores e Lições Aprendidas do Brasil”, promovido pela Coalizão Brasil e pela organização internacional de Conservação da natureza The Nature Conservancy (TNC).
Ao destacar a iniciativa, Helder Barbalho reforçou o compromisso do Estado com a construção de um modelo econômico sustentável, baseado na valorização da biodiversidade.
Sobre financiamento climático e inovação regulatória, Helder Barbalho também destacou que dentre as iniciativas já em curso, o exemplo da concessão de restauração florestal na Área de Proteção Ambiental (APA) Triunfo do Xingu se destaca sendo a primeira realizada por um estado subnacional no Brasil. O contrato tem duração de 40 anos, prevê investimentos privados de R$ 300 milhões a previsão é que possa gerar mais de dois mil empregos verdes para os próximos anos.





Comentários