PREPARAÇÃO SAEB 2025: SEDUC PROMOVE AÇÕES DE REFORÇO, ANTES DA PROVA
- Ruan Brito

- 14 de out.
- 2 min de leitura
Às vésperas da aplicação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que acontece no período de 20 a 31 de outubro, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) intensificou a mobilização e incentivo, reforçando o trabalho pedagógico e o engajamento dos estudantes com a aplicação de simulados, aulões, atividades lúdicas, passeios educativos e campanhas motivacionais nas escolas.
Em 2025, a Seduc tem desenvolvido uma série de ações e estratégias voltadas à preparação da rede estadual para o Saeb, envolvendo gestores, professores, estudantes e, principalmente, a recomposição da aprendizagem, com o objetivo de consolidar o avanço da educação pública paraense e elevar o desempenho dos alunos nas avaliações nacionais.
O esforço conjunto da comunidade escolar e o compromisso com o avanço dos indicadores educacionais é fundamental. Foram meses de mobilização, engajamento das famílias e alunos, uso do material didático que a secretaria adquiriu, participação nos simulados e trabalho focado nos descritores prioritários.
O movimento teve início no primeiro semestre, com a realização de ciclos de palestras voltados para diretores e equipes das Diretorias Regionais de Ensino (DREs). Além disso, foi implementado o “Dia D do Saeb”, para o fortalecimento e engajamento das comunidades escolares, através de seminários que destacaram práticas exitosas das escolas.
As iniciativas foram fundamentais para inspirar outras unidades e reforçar o compromisso coletivo com a aprendizagem, bem como certificações simbólicas para reconhecer o empenho de DREs, escolas e estudantes.
Como parte da preparação, foram reforçadas estratégias de recomposição da aprendizagem voltadas ao diagnóstico e reforço dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática, áreas avaliadas pelo Saeb.
As escolas também ampliaram o reforço escolar durante o turno regular, contraturno e aos sábados, priorizando os estudantes que apresentaram maiores defasagens de aprendizagem.
O uso de materiais estruturados foi outro diferencial. As escolas estaduais utilizaram os livros Prepara, Prepara Mais, o Caderno de Atividades Complementares e o Caderno de Recomposição da Aprendizagem, além de ferramentas digitais e uso pedagógico de chromebooks. Estes recursos auxiliaram na retomada de habilidades essenciais e na prática de atividades voltadas à proficiência em leitura, escrita e resolução de problemas.





Comentários