PROGRAMA STARTUP PARÁ: DESTACA 20 PROJETOS NO ESTADO, INCLUINDO BRAGANÇA
- Ruan Brito
- há 4 dias
- 2 min de leitura
As Maratonas de Inovação do Programa Startup Pará, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior e Profissional (Sectet), em parceria com o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) e Fundação Guamá, que apresentaram resultados expressivos na área de inovação.
Com ações que ocorreram de agosto a setembro, o Projeto destacou as 20 melhores ideias, que agora avançam para a Etapa chamada de Incubação, que ocorre entre os meses de outubro e dezembro de 2025. Nesta fase, cada equipe receberá bolsas de R$ 3.200,00, via Fundação Guamá, além de acompanhamento contínuo para transformar protótipos em produtos mínimos viáveis (MVPs).
O suporte inclui mentorias em modelo de negócio, validação de mercado, impacto socioambiental e captação de investimentos e tecnologia, além de capacitações práticas em design thinking, prototipagem, pitch training e metodologias ágeis.
Realizadas nos municípios de Belém, Bragança, Santarém, Tucuruí e Parauapebas, as sete edições dos encontros reuniram mais de 200 participantes ativos, que desenvolveram soluções voltadas a três eixos estratégicos: Bioeconomia & Biotecnologia, Cidades Inteligentes e Tecnologia com Inteligência Artificial.
Durante as etapas, equipes multidisciplinares passaram por processos intensivos de ideação, prototipagem e pitches, com suporte de metodologias ágeis, mentorias especializadas e infraestrutura completa. As propostas foram avaliadas segundo critérios de viabilidade técnica, impacto socioambiental e inovação, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Entre os 20 projetos selecionados de diferentes regiões do estado, uma iniciativa de jovens estudantes do IFPA Bragança foi destaque na maratona, o Projeto "Aç(h)aí" é um aplicativo de celular que tem o objetivo de apresentar propostas viáveis em relação aos problemas que envolvem o descarte irregular de caroços da fruta produzidos nas atividades diárias da feira livre e que acabam sendo descartados como lixo comum, sem o total aproveitamento de seu potencial em reutilização.
A etapa de incubação das iniciativas será concluída com a apresentação dos projetos em um pitch final para uma banca de especialistas e investidores, como forma de consolidar o Programa “Startup Pará” como uma plataforma estratégica para o desenvolvimento da nova economia na região.
O resultado da seleção pode ser conferido no endereço eletrônico: startuppara.com.br
Comentários