top of page
log sbt_favcom.png

RETROVISORES VEICULARES DEVEM SER PATRONIZADOS ATÉ OUTUBRO, DETERMINA O CONTRAN

  • Foto do escritor: Marcio Borges
    Marcio Borges
  • há 13 horas
  • 2 min de leitura

·       




As mudanças são com base na resolução nº966 aprovada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que começaram a entrar em vigor desde 2022. A ideia que a nova exigência passe a valer integralmente até outubro deste ano, abrangendo todos os veículos em produção no país, desde automóveis compactos aos pesados, como caminhões e ônibus.

 

Os veículos de passeio - como automóveis, SUVs, picapes e utilitários leves - os retrovisores laterais agora precisam ter área refletora mínima de 69 cm². O equivalente a um espelho quadrado de aproximadamente 8,3 cm por 8,3 cm ou, se redondo, com ao menos 9,4 cm de diâmetro. Além disso, a curvatura do espelho deve estar entre 1.000 mm e 1.500 mm, padrão esférico-convexo que melhora o campo de visão e reduz pontos cegos.

 

A mudança já está sendo aplicada em veículos novos desde 2024. Isso significa que carros com retrovisores muito pequenos, como os comumente vistos em modelos antigos ou customizados no estilo "corrida", já estão fora das novas especificações. Espelhos de design estreito ou com cortes que comprometem a visibilidade também serão alvo da fiscalização.

 

Nos veículos maiores - como ônibus, micro-ônibus, caminhões e motorhomes (ou trailer) - a regulamentação é ainda mais rigorosa.

 

A resolução impõe a instalação de retrovisores auxiliares que garantam o campo de visão lateral, traseiro e frontal.

 

As mudanças também são para motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos. Nesse caso é obrigatório o uso de dois retrovisores - um de cada lado -. Além da área mínima de 69 cm², os espelhos precisam ser reguláveis, resistentes e posicionados a uma distância segura do condutor. 

 

A nova exigência passa a valer integralmente até outubro de 2025, abrangendo todos os veículos em produção no país, dos automóveis compactos aos pesados caminhões e ônibus. A meta é garantir maior segurança nas ruas e estradas, com base em exigências de campo de visão, resistência e curvatura dos espelhos.

Comments


bottom of page