VISEU: OPERAÇÃO POLÍCIAL PRENDE ACUSADOS DE CRIMES AMBIENTAIS
- Ruan Brito

- 20 de ago.
- 1 min de leitura
A Polícia Civil do Estado do Pará, por meio da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (DEMAPA), deflagrou a operação “Itajubá” com objetivo de coibir a extração ilegal de minério de ouro no município de Viseu. A ação policial aconteceu entre os dias 12 e 18 de agosto.
A operação teve início através de alertas de desmatamento analisados pelo Centro de Monitoramento Ambiental da DEMAPA, onde constatou-se a existência de pontos de extração mineral/garimpo. A partir daí, uma equipe deslocou ao município de Viseu, onde foram constatadas as áreas de desmatamento avançando pela extração mineral.
Três procedimentos foram instaurados, quatro pessoas foram identificadas e autuadas pela prática prevista no Artigo 55, da Lei 9605/98, que prevê como crime a lavra ou extração de recursos minerais sem a devida autorização, permissão, concessão ou licença, ou em desacordo com o que foi obtido. Foram inutilizados dragas e acampamentos que eram usados na prática do crime.
A mineração ilegal remove a vegetação nativa e perturba o solo, liberando o carbono que estava armazenado, contribuindo diretamente para as questões climáticas. A DEMAPA prosseguirá com operações a fim de assegurar a proteção ambiental, coibindo práticas delituosas ao meio ambiente.





Comentários